Clubes Capazes | Mensagem de boas-vindas

Clube_Capazes_ID-05-4×3

Vivemos num mundo imerso em desigualdade, é nossa responsabilidade torná-lo mais justo para todas e para todos.

Imaginem uma sociedade em que rapazes podem fazer croché e raparigas jogar râguebi sem serem alvo de comentários sexistas mascarados de piada.

Uma sociedade em que elogiamos raparigas dizendo-lhes que são boas líderes – tu és forte!, e aos rapazes ensinamos nada haver de errado quando se chora; fraqueza é não conseguir ser sensível: temos múltiplos sentimentos, emoções e tantas complexidades. Saber expressá-las é uma vantagem para comunicar com precisão o que queremos, o que sentimos, quem somos.

Imaginem o espaço público ser seguro tanto para homens como para mulheres:  nos transportes públicos, no regresso a casa, enquanto te divertes numa festa ou apenas segues a caminho da escola. Livres de assédio. De piropos. Palavras  alheias que instalam insegurança a cada passo que dás. Ou aquele olhar indiscreto que faz a tua liberdade encolher-se até só caber numa vergonha enorme por estares ali.

Imaginem namorar sem violência, sem telemóvel controlado, o tamanho da saia discutido ou aquela saída com amigos e amigas censurada. Zero insultos. Zero agressões. Aceitando o teu tempo, respeitando o teu espaço. Partilhando relações de intimidade igualitárias e assentes no consentimento.

Imaginem não existir diferença salarial entre géneros, as tarefas domésticas serem partilhadas por igual, mulheres e homens terem acesso às mesmas oportunidades de emprego, participarem ativamente nos processos de tomada de decisão política, económica, sociocultural.

Imaginem sermos educados sem “coisas de rapaz”, “coisas de raparigas”. A escola trazer uma promessa de sonho sem condicionantes de género: ciência, mecânica, medicina, educação, arquitetura, informática, política, gestão, dança, moda, aeronáutica: a profissão escolhida por ti faz sempre o teu género!

Esta é a sociedade que queremos e pela qual lutamos dia após dia. Estamos a construi-la, com o projeto Clubes Capazes damos mais um passo nessa direção. Viajem connosco até ao Alentejo, vamos refletir sobre Igualdade de Género com as comunidades locais, contando com aliados e aliadas que se juntam nesta missão de convocar todos e todas para formar uma sociedade livre da discriminação baseada no género.

Junta-te às Capazes, junta-te aos nossos Clubes!